Laboratório de Bacteriologia Veterinária

I CBLA (2015)

A Leptospirose é uma importante zoonose e grande preocupação da Saúde Publica. Mais do que uma zoonose, trata-se de uma doença que deve sempre ser estudada no contexto de Uma Saúde – One Health, que estuda as interações entre seres humanos, animais e meio ambiente de forma integrada e simultânea. Determina quadros graves e muitas vezes fatais nos seres humanos, além de grandes perdas e prejuízos econômicos á criação de animais, tanto os de companhia quanto os de produção. Ainda assim, é pouco conhecida.

Em animais como os caninos, que apresentam o quadro agudo da enfermidade, esta é muitas vezes letal, de difícil tratamento e difícil diagnóstico a tempo de permitir uma intervenção adequada do médico veterinário.

Já no que se refere aos animais de produção, notadamente aos bovinos, estima-se em 30% as perdas reprodutivas nos rebanhos brasileiros. Sem duvida as enfermidades infecciosas da esfera da reprodução representam parcela importante desta enorme perda. Dentre estas, a leptospirose vem se destacando em diversos estudos como sendo a mais importante e frequente Doença da Esfera da Reprodução Animal. Uma enfermidade silenciosa, muitas vezes subclínica e crônica, mas que determina sérios prejuízos á pecuária brasileira.Apesar dos esforços de alguns pioneiros no Brasil, como o Prof. Carlos Almeida Santa Rosa e Prof. Fernando Cordeiro, e no exterior, como o Prof. William Ellis, pouco ainda se sabe sobe a Leptospirose Animal.

Por isso, do dia 11 à 14 de novembro realizamos o encontro CONSENSOS BRASILEIROS EM LEPTOSPIROSE ANIMAL. Não foi um congresso tradicional, onde as novidades da área foram simplesmente apresentadas pelos especialistas. Isto também ocorreu, mas não foi o principal objetivo do evento. Este foi a troca de experiências de pesquisadores de todo o país, que vieram contribuir para a construção de protocolos de Diagnóstico e Controle da Leptospirose Animal no Brasil. Compareceream 76 pesquisadores de 10 estados brasileiros, além de representantes da Argentina e do Uruguai.

Ao longo dos dias tivemos apresentações de pesquisadores que nos apontaram as principais dificuldades encontradas. Tivemos sessões de debate em que as propostas para solucioná-las foram discutidas de forma aberta e democrática. Esperamos que esta iniciativa funcione como base para a uniformização das pesquisas em Leptospirose Animal no Brasil, e que possa contribuir para significativos avanços na área. No último dia do evento, realizamos uma visita técnica às instalações da UniPECO – Unidade de Pesquisa Experimental em Caprinos e Ovinos, na Fazenda Escola da UFF, quando os pesquisadores puderam conhecer as instalações para pesquisa e infecção experimental com leptospirose animal.
Abaixo estão os links contendo as fotos do evento, os anais e as palestras que foram autorizadas a serem disponibilizadas pela nossa equipe:

– Anais(link is external)

– Fotos CBLA(link is external)

– Fotos Visita Técnica UniPECO(link is external)

– Palestras(link is external)

– Apresentações Orais(link is external)

Localização e contato

Atendimento:
Segunda a Sexta, das 08:00 às
12:00 e das 13:00 às 16:00 horas

Endereço:
Rua Prof. Hernani Melo, 101, 3º andar

Instituto Biomédico

Laboratório de Bacteriologia Animal 24.210-130 São Domingos - Niterói/RJ Brasil

Telefone:
+55 (21) 2629-2435
Translate »